Blog - Med Regenerativa

Tenossinovite De Quervain 


A doença de Quervain é uma tenossinovite estenosante que envolve o primeiro dos seis compartimentos dorsais do punho, que contém os tendões longo abdutor longo do polegar (LAP), extensor curto do polegar (ECP) e a bainha sinovial que os envolve.

Esses tendões passam por um túnel osteofibroso sobre o estiloide radial e sob as fibras transversais do retináculo extensor. A inflamação da membrana de revestimento celular do tubo fibroso através do qual os tendões se movem origina intensa dor, nomeadamente no movimento de abdução do punho / flexão do polegar e em movimento de aperto de mão.

O diagnóstico é geralmente baseado nos sintomas e no exame físico . [3] O diagnóstico é confirmado pela manobra comumente chamada de teste de Finkelstein.

Diagnostico Ecográfico

O estudo ecográfico longitudinal do tendão sintomático mostra distensão na bainha do tendão com lâmina líquida circundante dando a aparência de hipoecogenicidade circunferencial difusa. 

A varredura transversal do tendão mostrou um padrão de alvo duplo devido a  septo vertical hipoecóico entre os deslizamentos dos tendões LAP e ECP para além da  presença de um espessamento geral do retináculo extensor ao nível do rádio distal

Por fim, a avaliação com power Doppler mostra hiperémia inflamatória como sinal de fluxo aumentado ao redor da bainha do tendão 

Tratamento

A tendinose de De Quervain é tratada reduzindo o inchaço/irritação dos tendões e da bainha do tendão, aliviando assim a dor causada pela doença.

Tratamento não cirúrgico

  • Uma tala removível que mantém o pulso reto e o polegar ainda em uma posição confortável pode melhorar a dor, especialmente quando usada à noite.
  • Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs). Drogas como ibuprofeno e naproxeno podem ser tomadas por via oral ou aplicadas topicamente. Eles podem ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor.
  • Modificação da atividade. Evitar atividades que causam dor e inchaço pode permitir que os sintomas desapareçam por conta própria.
  • Corticosteróides. Uma injeção de corticosteróides na bainha do tendão pode ser eficaz no tratamento da condição, reduzindo o inchaço e aliviando a dor. Foi demonstrado que uma ou duas injeções aliviam a condição em 50 a 80% dos pacientes.

ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS DA ANCA 


COXARTROSE

Injeção ecoguiada de plasma rico em plaquetas e ácido hialurônico, separadamente e em combinação, para osteoartrite do quadril: um estudo controlado, randomizado

Abstrato

Fundamento:A eficácia das injeções intra-articulares de plasma rico em plaquetas (PRP) foi avaliada em condroplastia de joelho e osteoartrite (OA);no entanto, existem poucas evidências de sua eficácia na OA de quadril.

Objetivo:Comparar a eficácia terapêutica do PRP autólogo, ácido hialurônico (AH) ou uma combinação de ambos (PRP+HA) na OA de quadril.

Desenho do estudo:Ensaio controlado randomizado;Nível de evidência, 1.



TENDINOPATIA CÁLCICA



Muitos pacientes com dor no ombro apresentam “impacto” na abertura do braço em abdução.

Habitualmente  causa dor na face lateral do ombro e na parte superior do braço, especialmente com o uso do braço afastado do corpo ou sob carga.Também pode causar dor à noite que pode perturbar o sono.Isso é comum quando a causa é por bursite em consequència de tendinopatia cálcica.

Nesaa condição, depósitos de cálcio se formam nos tendões da coifa dos rotadores (muito frequente no tendão do supraespinhoso).

A condição é muito comum entre as idades de 30 e 60 anos e geralmente e a causa das mais vezes é desconhecida.

A maioria dos depósitos de cálcio são pequenos e detectados fudamentalmente por Ecografia Osteo-articular.


A abordagem terapêutica da tendinopatia cálcica da coifa dos rotadores depende da gravidade da condição e do tamanho dos depósitos e em geral, existem duas situações em que a própria calcificação é responsável pelos sintomas do paciente:


 - A primeira é chamada de tendinopatia cálcica aguda - uma intensa resposta inflamatória bioquímica e citológica é gerada, resultando em dor extremamente intensa e uso muito limitado do braço.

Freqüentemente, um procedimento ecoguiado de duas injeções de ácido hialurónico próprio para o tendão, com frequência quinzenal, em que no primeiro procedimento adicionamos corticóide na bursa, costuma dar efectivos resultados aos pacientes, besta fase intensamente dolorosa, podendo ou não prescrever-se Fisioterapia em caso de disfunção articular, muitas das vezes causado por capsulite retráctil.


A segunda situação ocorre quando o depósito é muito grande.Nessa situação, o próprio depósito pode causar impacto, pois o depósito é mais rígido que a estrutura do tendão e pode entrar em conflito com o acrómio na elevação do braço.

Isso causa frequentemente inflamação na bursa e na sua abordagem pode ser mais resistente ao tratamento com o ácido hialurónico com corticóide. Então a opção terapêutica é tentar desfazer o depósito de cálcio usando uma técnica chamada “barbotage”, em que se fragmenta a calcificação e por irrigação e aspiração consegue-se eleiminar o depósito cálcio.

Ambas as opções terapêuticas são actos médicos, realizados por especialistas com treino em ecografia e portanto chamados procedimentos ecoguiados.

Esta técnica por abordar diretamente o depósito, os resultados em geral são bastante bons.


Se os sintomas forem muito graves e não melhorarem com as medidas de tratamento acima descrito, podem precisar de uma intervenção cirúrgica para reduzir/remover o depósito de cálcio do tendão.

A recuperação após a cirurgia depende da localização, tamanho e quantidade dos depósitos de cálcio.No entanto, em geral, a cirurgia requer um período de recuperação prolongado, pois geralmente o defeito no tendão deixado após a remoção da calcificação precisa ser reparado.

A recuperação após este tipo de cirurgia pode levar de 4 a 6 meses.


19. nov, 2022

O que é correção de cicatriz?

21. ago, 2022

Indicado para o estudo específico de enxaquecas.

31. jul, 2022

O plasma rico em plaquetas ou PRP é o plasma sanguíneo concentrado que contém aproximadamente 5 a 9 vezes o número de plaquetas encontrado no sangue circulan...

9. mai, 2022

A gonartrose (artrose dos joelhos) é a artrose mais comum. Tem causa principalmente primária e afeta mais mulheres após a meia idade

24. abr, 2022

RS3PE Syndrome- Orthobiological Therapy Licinio Carneiro* Physiatrist; Orthobiological Regenerative Medicine; Trainer in musculoskelet https://lnkd.in/df9UsrBg

1. nov, 2021

Arthroscopy and Sports MedicinePublished: 27 October 2021Multiple platelet-rich plasma injections are superior to single PRP injections or saline in ost...

25. ago, 2022

A contratura de Dupuytren é uma deformidade indolor da mão na qual um ou mais dedos (neste caso, os dois dedos mais distantes do polegar) estão dobrados em d...

5. ago, 2022

Existem muitos métodos para controlar os sintomas da artrose do joelho e da anca.

15. mai, 2022

Artrose do joelho: Biomecânica, compartimentos e zonas de carga

4. mai, 2022

No presente estudo, a fisiopatologia da OA foi reavaliada, focando o mecanismo inflamatório, as vias de sinalização envolvidas no tratamento

3. nov, 2021

ResumoJustificativa e objetivos: Inje ̧cões intra-articulares de plasma rico em plaquetas têm sido usa- das com sucesso para tratar os sintomas da osteoartri...